A Importância da Catequese na vida das crianças

 

 

cropped-catequistas2.jpg

Gostaria de compartilhar lhes sobre a importância da catequese na nossa vida. catequizar não é apenas da responsabilidade dos catequistas, mas também dos pais. É mais de vocês. mas muitos dos pais não querem mesmo participar na Missa Dominical.

A introdução de uma criança na vida religiosa começa em casa, desde seu nascimento. A família como Igreja doméstica, deve ser berço da iniciação cristã. a Presença dos pais na vida dos filhos passa pelo amor, respeito, exemplo e valores. É na catequese familiar que se aprende o amor a Deus e o respeito à igreja. A oração deve ser aprendida em primeiro lugar na igreja domiciliar, que é o lar. É através da catequese também que a criança se prepara para a realização de sua Primeira Eucaristia e dos outros sacramentos.

A catequese não se restringe aos encontros semanais. Isso é parte de uma estrutura que envolve a dinâmica de tornar crianças e adolescentes cristãos comprometidos com o reino de Deus, com a sua Palavra, a comunidade, sua família e consigo mesmo. Todo esse cuidado visa criar um anova postura ante uma sociedade que privilegia o passageiro, o momentâneo.

A Catequese não  é apenas ensino de conteúdo durante o período na vida de crianças e adolescentes. ” A catequese é um aprendizado dinâmico da vida cristã, vai além do ensino, ela põe uma prática a dinâmica do encontro com Jesus Cristo, ela educa para a vida de comunidade.” (Doc CNBB 84-40). Se uma análise de consciência for feita, muitos chegarão à conclusão de que, na maioria das vezes, não valorizam a vida catequética de seus filhos na nossa comunidade. Essa educação é trocada por outras coisas supérfluas e não é dado o devido valor no que mais importa: formação religiosa e espiritual.

 Os pais proporcionam a seus filhos cursos de esportes, língua inglesa, instrumentos musicais, atividades excelentes para crianças. Entretanto, omitem-se nos caminhos para esclarecer a fé em Cristo. Não aprenderam ou esqueceram que Jesus é a “Luz do mundo” ( JO 8,12).

Uma boa reflexão é o que é mais importante: educar seu filho na fé ou abrir mão de algumas atividades de lazer por dois anos? Deus não tira férias ou folga dos seus filhos, mas é preciso que cada um faça sua parte. 

Lembra-se do exemplo do próprio Jesus é um ótimo exercício. Ele viveu com os apóstolos para prepara-los com seus ensinamentos. Foram três anos de caminhada e, ainda assim, no momento da cruz, muitos vacilaram. 

Com muito carinho e amor,

Pe. Alex Sebastian MCBS